segunda-feira, 4 de abril de 2011


Aprofundamento: Aula 3 – 07/04/2011
PROPOSTA 1:
Quanto menos armas em circulação, menos mortes

 “Já está comprovado, por números, que a menor quantidade de armas em circulação, e não o contrário, aumenta a segurança e reduz a quantidade de homicídios.” A opinião é da diretora da ONG Sou da Paz, Melina Risso, que desde 2003 faz parte do programa Controle de Armas e luta, ao lado do governo federal, pelo desarmamento da sociedade. O Sou da Paz participou ativamente da aprovação do Estatuto do Desarmamento naquele ano e das campanha de recolhimento de armas de 2004 e 2008, que tiraram mais de 500 mil de circulação e regularizaram outras 1,5 milhão.
De acordo com levantamento de 2010 feito pelo Ministério da Justiça, o Brasil tem 16 milhões de armas, das quais 47,6% na ilegalidade. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o País é o campeão mundial de mortes por armas de fogo, em números absolutos. No entanto, desde a aprovação do Estatuto, ou seja, entre 2004 e 2010, a taxa de mortalidade por armas de fogo caiu 8%, comprovando a tese de Risso.
Acerca do debate aberto sobre a origem do armamento dos criminosos brasileiros, a diretora fica com o sociólogo Antonio Rangel Bandeira, da ONG Viva Rio, sobre a hipótese que a maior parte do poder de fogo dos traficantes e cia. são de produção nacional. Essa posição vai contra a apresentada pelo diretor dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC), Fabrício Rebelo, em carta enviada à CartaCapital.  Sobre o CAC, Risso ainda discorda que a fiscalização deles é tão rígida como eles mesmo dizem. “O Exército não tem a quantidade de pessoas suficiente para fiscalizar no  rigoroso processo que deveria fiscalizar.”

Proposta: Coloque-se no lugar de um jornalista e crie uma entrevista com Melina Risso,  para ser publicada em uma revista de grande circulação.
Na entrevista você devera necessariamente:
Criar 3 perguntas e as respectivas respostas relacionadas ao assunto discutido no texto dado.


PROPOSTA 2: Escolha uma das manchetes abaixo e crie uma notícia

 


1 - Ladrão rouba carro de casal e pede “aula de direção” para fugir
2 - Homem é morto pela namorada com um salto alto
3 - Ladrão entala em exaustor ao tentar invadir pizzaria
4 - Menino de 3 anos é o alcoólatra mais jovem do Reino Unido
5 - Homens vestidos de Papai Noel roubam loja

terça-feira, 29 de março de 2011

Dica de mestre...


"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.

Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."
Graciliano Ramos, em entrevista concedida em 1948

PROPOSTA DE NARRATIVA

PROPOSTA UNICAMP.

“Seu filho está em nosso poder. Se quiser o menino de volta, siga as instruções. Ponha 500 mil dólares numa mala preta e deixe atrás da banca de jornal da estação de trem às 10:50. Pegue o trem das 11:00. Se ficar alguém vigiando a mala, o menino morre!” Um rico empresário recebeu o bilhete acima, após o seqüestro de seu filho. Escreva uma narrativa relatando esse seqüestro e seu desfecho.

Instruções Gerais

As três personagens abaixo devem fazer parte da história:

Dorisgleison Silva: ex-investigador de polícia, com um morto em seu passado e nenhuma perspectiva de futuro.

Fátima Zoraide: dona de banca de jornal, viciada em bombons e vidente nas horas vagas.

P.C. Júnior: menino prodígio que, aos 12 anos, vale cada centavo do meio milhão de dólares exigido como resgate.

• Sua narrativa deverá ser em 1ª pessoa. O narrador deverá ser, obrigatoriamente, uma das três personagens descritas.

• Se achar necessário, você poderá criar outras personagens.

domingo, 27 de março de 2011

Lista de livros - Unicamp/Fuvest 2012

PROPOSTA DESAFIO DA SEMANA

Moçada, a proposta desafio é um tema extra dentro daquilo que está sendo trabalhado na aula, não é obrigatório e só faz quem quer, sabem como é: "Quem não aguenta, bebe leite!"

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Entendo que para contar é necessário primeiramente construir
um mundo, o mais mobiliado possível, até os últimos pormenores.
Constrói-se um rio, duas margens, e na margem esquerda coloca-se
um pescador, e esse pescador possui um temperamento agressivo e
uma folha penal pouco limpa; pronto: pode-se começar a escrever,
traduzindo em palavras o que não pode deixar de acontecer.
A partir da reflexão de Umberto Eco, apresentamos uma proposta para você: produza um texto narrativo, tendo por base os elementos citados pelo referido escritor (o rio, as margens, o pescador
agressivo e com problemas com a justiça...). Dê asas à sua imagina-
ção!