quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Exemplo de texto publicitário


EXEMPLO DE TEXTO PUBLICITÁRIO

( temática proposta: escrever para o público jovem –acadêmico- a fim de alertá-lo sobre a influência do Quarto Poder na vida dos cidadãos )

            Por meio da difundida  tela mágica, verdadeira janela aberta para o mundo, e de outros variados meios de divulgação, temos acesso a informações e dados tão preciosos, que fariam inveja a qualquer sábio da Grécia antiga. Pelo monitor, principalmente,  o nosso olhar alcança desde o profundo dos oceanos até o interior da célula que viaja pela nossa corrente sangüínea. Torna-se impossível não se deixar envolver com o deslumbramento e curiosidade que nos são oferecidos, não é mesmo, caro leitor?
            Porém  devemos ficar atentos, pois a posse de um estoque tão variado de informações é, inegavelmente, uma condição necessária para a construção do saber, mas não suficiente. A quantidade e a variedade de conhecimentos pode criar em nós uma ilusão de onisciência (de tudo saber). O verdadeiro saber (a sabedoria) na realidade pressupõe algo mais do que o mero estoque de conhecimentos superpostos. Você há de concordar comigo que não podemos ser meros  repetidores do que vemos e ouvimos.
            Lembre-se de que o verdadeiro sábio é aquele que se mostra capaz de organizar as informações e dados dentro de um sistema, de encaixá-los numa estrutura onde eles se correlacionam e adquirem sentido, de hierarquizá-los, de distinguir os que se implicam dos que se excluem. É preciso filtrá-los para  inseri-los na rotina da vida individual e coletiva. A estratégia da TV ,  e da mídia em geral, de se mostrar inquestionável é extremamente eficaz – para ela-  resulta numa falsa opinião pública, que ,na verdade, acaba expressando um desejo, não mais da sociedade, mas sim do poder concentrado da mídia.
            Ora,  a massa perdeu o hábito de pensar e principalmente o de se auto-avaliar. A ignorância e a miséria de conteúdos  são negociadas pela mídia. Basta olhar para os programas de maior sucesso da TV. Trata-se aqui  da intenção  da mídia que cuida para que sociedade continue assim: ignorante e burra. Sufocado e tolhido pelo materialismo exacerbado e pelo brilho das aparências, o intelecto coletivo apodrece. Sendo assim, caro leitor, a condição indispensável para tirar proveito da consulta a todo e qualquer comunicado que nos chega pelos modernos meios sem que nos deixemos violentar é desenvolver a criticidade diante de qualquer assunto que nos seja apresentado. Não se curve rapidamente às informações,  leia matérias confrontantes,  ouça opiniões as mais variadas e depois, trace você mesmo a sua visão sobre a problemática discutida.

Um comentário: